Pesquisar este blog

segunda-feira, 4 de março de 2013

PAVÊ DE PERAS



Gosto de peras mas não sou muito fanática por elas.
Não sei se é porque a lembrança que tenho da infância é que essa era a fruta ideal para levar a enfermos quando os visitávamos em Hospitais. Morei até a adolescência em frente a Santa Casa de Misericórdia de Jacareí, então era comum ver pessoas passando com o saquinho da fruta.
Dificilmente encontramos receitas com ela e as mais comuns são cozidas ou assadas ao vinho ou compotas.
Pavê eu nunca tinha visto (que dirá comido) até que fui cumprimentar Marilena, uma vizinha querida. pelo aniversário e me deparei com esse "manjar dos deuses" de pera.
Não saí de lá sem a receita e hoje, depois de alguns anos dessa doce lembrança, divido com vocês essa delícia.


AS PERAS

Não compre muito maduras, nem verdes demais.
Lave bem e corte em fatias umas 4 ou 5 peras. Leve para cozinhar com água (o que baste) e uma xícara de açúcar. 
Reserve.



O CREME

Leve ao fogo meio litro de leite, 4 gemas, 1 lata de leite condensado, 3 colheres de amido de milho, 1 colher de chá de essência de baunilha,  mexendo sempre para não empelotar. Desligue o fogo e adicione 1 copo de Requeijão cremoso. (É esse último ingrediente que dará um toque diferente no sabor do creme)


Reserve.


COBERTURA

Bata bem 4 claras em neve, 2 colheres de açúcar com 1 lata de Creme de Leite gelado e sem soro.

MONTAGEM DO PAVÊ




 Forre uma forma com Bolachas Champanhe, cubra com as Peras (eu ainda acrescentei Cranberries para dar uma corzinha), coloque o creme.
Vá construindo seu pavê em camadas como acima.
Leve à geladeira e aguarde gelar para desenformar.
Cubra com a cobertura descrita acima.



Esse pavê foi feito neste domingo, dia 3 de março para esperar a pessoa mais linda do mundo para almoçar comigo....minha Neta Giovanna!
Aí está ela, saboreando um Picolé de Frutas que a Vovó fez especialmente para a data.




Uma linda semana para todos vocês !

3 comentários:

  1. lindas suas fotos, me desanimei da receita, quando li "um copo de requeijão".
    Acho que vou comer a fruta in natura mesmo rsrsrs
    beijao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diacury, não gosta de requeijão ou não pode comer?
      Faça sem o requeijão. Vale a pena.... é muito bom!
      Beijão pra você também!

      Excluir
  2. Oi, lindas as fotos. Estou em dúvida: cobre-se o pavê e leva à geladeira ou cobre-se depois que ela estiver gelada? Vou fazer para domingo de Páscoa. Você poderia me responder antes? Grata. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir