Pesquisar este blog

domingo, 24 de março de 2013

Linguado no Azeite


Pobre é uma tristeza mesmo! 
O pior é que ainda tem a cara de pau de confessar.
Mas, tudo bem! Acredito que assim como eu, outras pessoas também são. Ou como diria Chico Anísio: Sou, mas quem não é?
O negócio é o seguinte: 
Tem um restaurante aqui nas redondezas, hiper maravilhoso, um rústico chic, que lota principalmente nos finais de semana. Para vocês terem uma idéia, vem gente até de helicóptero almoçar.
Os melhores pratos são a base de peixe ou moluscos.
Eu ADORO ir lá. A qualidade da comida, não tem pra ninguém! Mas cá entre nós, não dá para ir todo final de semana.
Gosto de vários pratos, mas tem um bacalhau que vem na panela de barro nadando no azeite que é uma delícia. 
Não é que tentei fazer? Como os lombos de bacalhau que comprei vou usar semana que vem, fiz um teste antes com filés mais grossinhos de linguado e para que o almoço não se tornasse um fracasso total, fiz também camarão na moranga, mas o linguado ficou perfeito.

Vou contar do início.


Já comentei aqui que fui ceramista por muitos anos, mas pouco cozinhava.
Tenho ainda algumas panelas de barro que fiz, daquele tempo. A pretinha da frente foi presente de meu marido, mas a romântica, de coraçãozinho logo atrás fui eu que fiz.
Nem curada estavam. Então, o primeiro passo foi curar a panela.
Ainda receosa, coloquei num difusor de chamas....é mais garantido, mas dispensável se vc não tiver um.
Fácil de fazer: besunte a panela por dentro e por fora com óleo e leve ao fogo. O óleo deve secar. Espere esfriar e lave... está pronta pra uso.

Ingredientes

4 filés mais grossinhos de Linguado cortados ao meio ou em 3 pedaços
rodelas grossas de cebola para forrar o fundo da panela
batatas pequenas previamente cozidas
azeite



Tempere o peixe de véspera com limão, sal, alho e cebola.
Uma hora (mais ou menos) antes de servir o almoço, forre a panela de barro (optei pela que eu fiz por ser mais aberta) com as cebolas cortadas em rodelas de mais ou menos 1,5cm.
Coloque os filés de peixe.
Regue com azeite até que eles estejam cobertos.
Coloque as batatinhas, polvilhe um pouco de sal nelas e leve ao forno coberto com papel alumínio.


Depois de mais ou menos uns 45 minutos, retire o papel e deixe as batatas gratinarem. Note as "pintinhas" mais gratinadas...salpiquei um pouco de alho cortado miudinho já frito (desses que a gente compra pronto) e salsinhas picadinhas.



Gente do céu... não ficou devendo muito para restaurante nenhum. Pelo menos eu acho...rs
O marido aprovou...olha a carinha dele, ansioso para saborear.



Semana que vem sapeco um bacalhau assim e já aproveito para desejar uma Feliz Páscoa a todos vocês que tem a santa paciência de me acompanhar aqui. 

Arroz ao forno com amêndoas e uvas passa, camarão na moranga e linguado assado no azeite. 


Beijo enorme!


15 comentários:

  1. Olha amiga,adorei o peixe. É uma beleza esse teu blog dá uma vontade danada de entrar na cozinha e tentar fazer tudo.....você faz tudo com tanto carinho e prazer que parece tudo muito fácil.
    Grande beijo amiga, e continue nos presenteando com estas delícias..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isabel, vc é um doce, sabia? Sempre atenta às minhas postagens.
      Obrigada! Beijo enorme!!!

      Excluir
  2. hummmmmmmmmm Parabéns Amiga !!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Sempre amiga, adoro o teu blog, aprecio tudo e ainda levo as receitas para minha cunhada que ama cozinhar.
    Boa semana querida!!

    ResponderExcluir
  4. HUMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM...
    Lembrei de minha mãe, ela adorava bacalhau e como cozinhava bem "a danadinha". Pelas fotos pode ter uma noção da delicia deste prato.
    Beijos amiga e uma Páscoa cheia de muita alegria em seu lar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fá, uma Páscoa linda pra vocês também!
      Beijo em todos aí e um especial na Sara, sua neta deliciosa!
      :)

      Excluir
  5. Edna estas fotos estão me fazendo salivar muito, imagino que devem ter ficado um espetáculo!!! Esse seu blog é uma verdadeira tortura!!! Bjo grd

    ResponderExcluir
  6. Olha, Edna, nunca fui muito lá apreciador de peixe... Mas não é que acabei ficando com vontade? Ainda mais depois de uma descrição tão apaixonada sobre o modo de preparar! :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um dia faço de novo e chamo você. Vai começar a gostar de peixe.
      Beijo enorme

      Excluir
  7. Sei que não é só um lindo prato, mas com certeza delicioso!!
    Esse peixe nadando no azeite tem a cara do Tunico! :-D

    ResponderExcluir
  8. MEU DEUSSSSSSSS !!!!!!!!
    Nem vou comentar nada!
    Você já sabe rsrs. Feliz Pascoa aí também. bjs

    ResponderExcluir