Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de abril de 2016

FRIGIDEIRA DE TITÂNIO

Frigideira de Titânio 
Comentei no Facebook que estava perdidamente apaixonada por uma Frigideira de Titânio (não vou falar a marca porque não é um publieditorial) que eu havia adquirido numa Feira com artesanato de vários países. 

Muita gente ficou curiosa e me pediu que postasse algo a respeito. Tenho feito muitas coisas nela e adorado. Já fiz coisas doces e salgados que futuramente irei publicar aqui. São coisas simples, mas que ganham um toque especial.

O mais importante neste utensílio é que ele não precisa de óleo para fritar, o que nossa saúde agradece.
Ele grelha, frita, faz calda de açúcar, pipoca, enfim, pode até fritar várias coisas ao mesmo tempo (como por exemplo: um bife, um ovo, queijo e o que mais você quiser) sem que nada grude nela ou uma coisa pegue gosto da outra.

Hoje almoçamos T-Bone com legumes, acompanhados de arroz e salada.
Vamos chamar de Chuleta que é o nome mais brasileiro desta carne, mesmo porque falta um pedaço nobre do T. Mas tudo bem, o mais importante é que ficou bom demais.


A parte do T que falta é exatamente a parte do filé mignon. Essa é a parte do contra-filé com o osso. 


Aqueça a frigideira por pelo menos 3 minutos em fogo forte. 
Coloque a carne sem tempero e deixe que doure de um lado, vire e só então adicione sal (não usei nada além disso). Eu acho que a carne tem um sabor muito especial e que em certos casos muito tempero rouba esse sabor.
Quando for grelhar carne, não salgue a carne antes de colocá-la na panela ou grelha. É melhor adicionar o sal após a formação de uma superfície tostada. O sal adicionado à carne fresca desidrata-a, deixando-a ressecada.
 Neste caso também havia um pouco de gordura da própria carne, mas você pode grelhar peixe que nada gruda nela


Depois que fritar os bifes, retire-os e coloque na frigideira os legumes crus para grelharem.
Nestes acrescentei shoyo, cheiro verde e sal. Mexa suavemente por uns dois minutos, tampe a frigideira, aguarde um pouco e sirva.


Eu comi só a carne e os legumes, dispensando o arroz.

Como podem ver é uma receita super simples, mas a intenção aqui era mostrar a Frigideira.
E de mais a mais, quer coisa melhor que não ter fogão, roupas, etc, cheios de gordura espirrada? 

Bom, né?



Se puder, tenha uma. Na próxima feira eu não deixo escapar a caçarola que vai ao forno também.

2 comentários:

  1. Edna é muito cara? Não comprarei tão cedo, mas gostaria de saber mais ou menos o valor dela, o cheiro do bife acabou de chegar aqui!!!! Bjsssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Te!
      Não é barata não. Não lembro o preço que paguei pois faz muito tempo, mas acho que compensa o sacrifício. A minha está boa até hoje!

      Excluir