Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de abril de 2013

PÃO DE MINUTO - SÓ VOCÊ SABE FAZER



Foi lançado o desafio SÓ VOCÊ SABE FAZER !

Sabe aquela receita que de tanto você fazer já se sente meio autora, proprietária, segura ao ponto de dizer que só você sabe fazer?
Pensou em uma? Isso!!! Essa mesma!!!
É essa que desafio você a fazer na minha frente, pois estou doida para experimentar e fotografar.
Ah, mas tem um porém, você precisa me autorizar a publicar aqui e dividir com o pessoal todo esse seu saber, tá?

SOLANGE SANTOS 
A PRIMEIRA A ENCARAR O DESAFIO

Solange Santos, a primeira a topar essa parada é uma herança maravilhosa que meu saudoso primo Fafá deixou para gente.
Menina porreta essa! 
Quando eu fazia cerâmica, ela passava o dia comigo me ajudando muito e assim que aparecia uma visita, lá ia ela fazer esse bendito pãozinho, receita da minha avó Dóca.

CHEGANDO ANIMADÍSSIMA


Com a moça à postos, vamos à receita?

PÃO DE MINUTO OU
 PÃOZINHO DE QUEIJO (como minha avó chamava)

RECEITA

3 xícaras de Farinha de Trigo
1 colher de sopa de Banha
1 colher de sopa de Manteiga
2 gemas 
(como usamos ovos caipiras e normalmente eles são pequenos, foram colocadas 3 gemas)
1 colher se sopa de Fermento em Pó
1 xícara de leite
Sal

Queijo Minas meia cura 


Corte o queijo em pequenos quadradinhos e reserve.
(Duas fatias grossas como essa da foto devem ser suficientes)


Coloque todos os ingredientes secos numa vasilha e misture bem.


Adicione os ovos,


a banha e a manteiga,
(Não se esqueça de rir um pouco, isso confere à massa muita alegria e sabor)


e o leite.


Antes de colocar literalmente a mão na massa, brinque de esconde esconde.
 É divertido!

               
Amasse bem e comece a separar as bolinhas


Aqui vai o "Pulo do Gato" para deixar as bolinhas do mesmo tamanho.
Aperte com uma das mãos a massa como na foto. A bolinha "salta". 
Se não der certo na primeira vez, não desista, continue tentando!



Recheie com o queijo e feche as bolinhas.


Tabuleiro untado com manteiga e enfarinhado, bolinhas prontas, chegou a hora de ir ao forno quente.

Levam em média 20 a 30 minutos para assar em forno quente.

Enquanto isso, faça alguma coisa que lhe dê prazer.


Solange resolveu visitar minha hortinha e colher alfaces para o almoço.


E...volià ...pãozinhos de queijo, ou de minuto, como quiserem, prontinhos!!!


Gente do Céu! É uma delícia!!!


Chega de brincadeira!
Vamos comer?

Servidos?

14 comentários:

  1. Esperei essa receita e vou fazer hoje, adorei o queijo dentro.
    Obrigado, beijos /\Marlene.

    ResponderExcluir
  2. Nusssssssss, esse friozinho com esse pão com queijinho dentro..aimeujesusinhocristinho, haja dieta zero da cal depois!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. MA-RA-VI-LHA!!! Vou fazer... ou esperar minha cunhada (Solange) fazer pra gente??? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... Lindo o blog! Amei! BjãO

    ResponderExcluir
  5. Adorei! Parabéns pela receita!

    ResponderExcluir
  6. Com esses dias frios vai muito bem! Receita ótima e parece fácil de fazer, vou experimentar com certeza!

    ResponderExcluir
  7. Hummm ... desse jeito vou ter q sair de meu regiminho... adorei este site de Edna medici e minha amiga Solange "arrasô"...

    ResponderExcluir
  8. Hummmmmmmmmmm...vou experimentar, com certeza... A banha é de toucinho ou gordura vegetal? E se não tiver, pode usar a manteiga????
    Bjssssssssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando não tenho banha, uso duas colheres de manteiga. Banha vegetal.

      Excluir
  9. Este blog esta D E M A I S!!!! Parabéns minha amiga "arteira" .

    ResponderExcluir
  10. Esse pão é tudo de bom. Vou fazer também....

    ResponderExcluir