Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de abril de 2013

CHUTNEY DE PIMENTÃO VERMELHO E PIMENTA



Projeto SÓ VOCÊ SABE FAZER

ELIETE THIAGO DE SOUZA



A "Chef" da vez do nosso Projeto SÓ VOCÊ SABE FAZER é Eliete Thiago de Souza.
Carioca da gema, Eliete foi proprietária de um Restaurante no Recreio dos Bandeirantes, na cidade maravilhosa, durante muitos anos.
Somos amigas desde a adolescência. Crescemos juntas, mesma escola, mesmo interesse pela música, mesmas festas, mesmo passeios, até que a vida nos separou.
Eu continuei no interior e ela voltou ao Rio.
A única coisa que ficou comigo, fora as lembranças, foi essa foto nossa, cantando Gatinha Manhosa.

Da esquerda para a direita
Eliete, Eu, Jaime Alem, Zé Ricardo (in memorian) e na bateria Elber Bedaque

Um belo dia, publiquei essa foto na internet, num grupo de amigos da mesma cidade e aguardei o retorno.
E Eliete veio! Feliz por me reencontrar também.
Um encontro foi marcado por todos num grande almoço. 
Agora nem tão gatinhas assim, matamos a saudade cantando novamente Gatinha Manhosa.

Foto Ludmila Saharov
Depois disso, nos vemos sempre que possível. 
Eliete vive no eixo Rio-SP a trabalho e sempre que pode, a parada obrigatória é minha casa.
E foi na última parada que aproveitei a sabedoria e experiência dela como excelente cozinheira, dona de restaurante e pedi que colocasse avental e nos preparasse algo rápido e delicioso.
E aí está: um maravilhoso chutney agridoce, bom até para comer como geléia.

Vamos à receita?



INGREDIENTES

1/2 quilo de Pimentões Vermelhos
3 Pimentas Dedo de Moça
1 colher de sopa de Sal
4 xícaras e meia de Açúcar
1 xícara e 1/4 de Vinagre Branco
1/2 xícara (cafezinho) de Suco de Limão
8 Cravos
1 Cebola
1 pacote de Gelatina Vermelha sem sabor

Lave bem os pimentões e corte-os em pequenos pedaços, eliminando a parte branca de dentro e os caroços.




Lave as pimentas e pique-as dentro do liquidificador, com sementes.


Adicione a cebola picada e o sal.


Coloque um pouco de água para que o liquidificador comece a triturar.



Bata bem até que todos os ingredientes estejam bem triturados.


Leve para escorrer a água numa peneira.
Deixe aí por mais ou menos meia hora para que todo o caldo escorra.


Separe um pouco da água que escorreu dos pimentões para preparar a gelatina.


Enquanto aguarda escorrer a água dos pimentões, faça uma boquinha....tome uma cervejinha bem gelada e coloque o papo em dia.


Leve ao fogo o vinagre, o açúcar, o limão e os cravos e deixe ferver por alguns minutos.


Adicione os pimentões e pimentas já escorridos.


Com um pouco da água que sobrou dos pimentões escorridos (meio copo basta), dissolva a gelatina.


Adicione a gelatina e deixe apurar um pouco seu chutney.


Espere esfriar e sirva.


Agora é só preparar a mesa, o vinho e colocar o papo em dia saboreando essa delícia.

Aqui vão umas fotos da Eliete matando a saudade do Mercado Municipal de Jacareí.

 

Olhem o Marcelo, super gentil, mais uma vez atendendo a gente.


DICA: Aproveite a aula sobre conservação de alimentos em compotas do Laerte Pupo e conserve seu chutney por mais tempo porque rende bastante.

11 comentários:

  1. Lindas unhas da Eliete, fotos ótimas, amei tudo! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Amei essa receita, as fotos estão maravilhosas, a última então....beijos minha querida, obrigada por mais uma dica maravilhosa!

    ResponderExcluir
  3. Ah, esqueci....amo Gatinha manhosa e essa foto de vcs cantando na juventude me deu uma saudade desse pessoal! Vc ainda estou mais perto, rsrsrs, beijossssssssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc não iria querer mais me ouvir cantar....desafinaaaaaaada que só! rrsrsrs

      ;-)

      Excluir
  4. Oii Edna!! adorei a receita e as fotos maravilhosas :)
    Bjo Bjo

    ResponderExcluir
  5. Já estou providenciando os ingredientes.
    Obrigado pelo link.

    ResponderExcluir
  6. Eu provei e amei!!!...Alem de delicioso, é linda a cor que fica! Leda

    ResponderExcluir
  7. Conheci a Eliete quando eu tinha 15 anos e por cinco anos ela foi minha "sogrinha"! O Facebook nos reaproximou e desde então sabemos uma a outra... Tenho milhões de lembranças do Restaurante dela no Recreio dos Bandeirantes, onde toda sexta feira fazia uma "boquinha"... Rs E aquele aipim frito?? Nunca vou esquecer... Doces lembranças!!! Já providenciei os ingredientes pois suas fotos me deram água na boca, viu? Um beijo a vc e a Eliete!
    Renata.

    ResponderExcluir