Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de julho de 2011

BERINGELAS RECHEADAS E ARROZ AMARELO


Arroz Amarelo e Beringela Recheada 

Hoje foi dia de feira livre e encontrei umas beringelas pequenas muito lindas. Comprei sem saber o que faria com elas. Sabe aquele ímpeto que a gente tem só porque é bonito? Então...
Cheguei em casa pensando.... "hum, aquela receita de medalhões de ricota que postei no blog ficaria divina somada à essas beringelas !" 


Não deu outra. Lavei e cortei ao meio as beringelas, retirei e cortei a polpa em pequenos pedaços. 
Numa panela coloquei azeite,  meia cebola cortada em pedaços pequenos e quando estavam transparentes coloquei um tomate picadinho, a polpa da beringela, sal e pimenta e deixei por alguns poucos minutos para uma leve amolecida. 
À isso juntei a ricota preparada com nozes e queijo roquefort , recheei as beringelas, reguei com muito azeite e cobri com parmesão ralado. Levei ao forno e deixei gratinar.

Enquanto isso, preparei O ARROZ.....


Arroz Amarelo

Faço isso normalmente de sobras de arroz.... ele ganha cara e sabor novos.
Esquente o arroz à sua maneira (no vapor ou na panela), coloque uma colher de sopa de manteiga (ou mais, dependendo da quantidade de arroz) e uma ou duas gemas de ovos no arroz ainda quente. Misture bem. Se quiser, cubra com queijo ralado e leve ao forno. (eu nem fiz isso hoje).

Bem, minha filha não come legumes nem que mate, então também assei um pedaço de pernil e fiz batatas sauté.

Gente do Céu !!! Eu Comi como gente grande! 



quarta-feira, 27 de julho de 2011

UFA!!! ACABOU!!!

FINAL DE PINTURA pede.....


COMIDA (rápida) DE PRAIA




Há anos minha casa andava pedindo uma tintinha....e eu só protelando!
Sabe aquela famosa zona de conforto da qual você não quer sair? 
Pois é, a preguiça de arrastar móveis, a sujeira de massa corrida, o cheiro de tinta, a inconveniência de estranhos em casa, tudo isso me impelia a ficar quietinha. Mas chega uma hora que não dá mais! 
Tomei coragem e chamei os caras. Valeu a pena!
Ontem foi o último dia de bagunça por aqui (depois de mais de um mês convivendo com isso) e agora começamos a colocar as coisas no lugar. 
A cozinha foi a última coisa que deixei invadirem, por isso mesmo a comida teve que ser rápida e simples. 
Não tem receita porque nem precisa! Garanto que a maioria por aqui já chegou morta de fome da praia e sapecou um macarrão!
Tudo o que quero é comemorem comigo na simplicidade e na alegria!!!



BOM APETITE!!!


terça-feira, 26 de julho de 2011

Dia dos Avós


O tempo passa depressa demais!
Minha pequena neta está crescendo a olhos vistos, assim como meu amor por ela.
Ah, como eu queria ser escritora, das boas mesmo, para deixar aqui um lindo recado...porém, tudo o que eu escrever para demonstrar  o que sinto de alguma forma vai se perder. A mídia vai mudar, essa página pode não existir daqui a algum tempo, mas aquilo  que eu fizer, de alguma forma vai ficar marcado em seu coraçãozinho.
O colo macio e sempre disponível, o abraço gostoso, a comidinha quentinha e as brincadeiras legais de uma  vovó doidinha. 

Mas, antes que eu me torne apenas um retrato amarelado em seu álbum de fotografias, ou uma vaga lembrança de alguém sempre por trás da máquina fotográfica, quero lhe dizer que tudo na vida vale a pena desde que jamais interfira no curso da natureza ou fira alguém propositadamente. Não tenha medo de mudanças, não tenha medo de dizer sim ou dizer não. Ame muito, intensamente, mas ame-se primeiramente. 
Sempre que precisar, consulte seu coração. Ninguém é mais sábio que ele!
Amo você!

Vovó Edna Medici





domingo, 24 de julho de 2011

MORANGO? HUM.....



 CREME DE MORANGO 




Esse é um doce muito gostoso, fácil de fazer e que agrada os paladares mais exigentes. 
Aproveite a boa safra de morangos e experimente. 

Ingredientes

Meio litro de leite
1 caixa de gelatina sabor morango
1 lata de creme de leite (gelado e sem soro)
1 lata de leite condensado
1 garrafinha de leite de coco 



Modo de fazer

Leve o leite ao fogo e um pouco antes dele levantar fervura adicione a gelatina (é possível que ele talhe, mas não se preocupe com isso). Junte aos outros ingredientes no liquidificador e bata até ficar homogêneo. Distribua em taças e leve à geladeira.
Nota: Se quiser um pudim, dobre a quantidade de gelatina (duas caixas).


Decore com morangos e sirva gelado.


LAMBUZE-SE! 
(Foi o que fiz hoje...rs)


terça-feira, 19 de julho de 2011

CEBOLA? PERFEITO!

QUICHE DE CEBOLA



Sabe aquele dia que você não tem uma carne sequer no freezer, nenhuma mistura interessante, mas três cebolas olham pra você? Então, aproveite e arrase!
Foi exatamente o que fiz hoje. A casa está em processo de pintura e tudo aqui parece estar de pernas para o ar, por isso me perdoem se não fiz as fotos do passo a passo....não deu tempo. As coisas vão voltar ao seu devido lugar e eu prometo caprichar mais das próximas vezes. Palavra!
Esse é um quiche delicioso que até quem não curte muito cebola é capaz de comer e se lambuzar.
Fácil de fazer, chic (afinal é um quiche) e muito gostoso.
Vamos por as mãos na massa?

Ingredientes

Massa

3 xícaras de farinha de trigo
1 1/2 xícara de manteiga (usei margarina - por falta de tempo de ir ao Supermercado)
1 colher de café de sal
2 colheres de sopa de água

Misture tudo e forre uma forma de aro 20 removível. Reserve.

Recheio

3 cebolas cortadas em fatias finas
3 colheres de farinha de trigo
3 colheres de manteiga
1 xícara de leite
sal a gosto
1 lata de creme de leite
2 gemas

Frite as cebolas na manteiga até que comecem a ficar transparentes. Adicione a farinha de trigo e mexa rapidamente. Vá adicionando o leite até formar o creme.
Desligue o fogo.
Adicione o creme de leite e as gemas.

Coloque o recheio sobre a massa na forma e leve ao forno para assar.
Leva em média 40 minutos.



BOM APETITE!!!

domingo, 17 de julho de 2011

BRIGADEIRO VIROU FESTA?

BRIGADEIRO GOURMET



Antigamente, festa era sinônimo de brigadeiro! Hoje brigadeiro é a festa! 
Existem milhares de blogs (e eu não quero ficar de fora) falando deste doce que já salvou muitas Mulheres da crise de TPM. Mas você sabe a quem agradecer quando esse santo remédio acalmar vc?
Vamos falar sobre isso!

Brigadeiro Eduardo Gomes
(Foto Google)

O Brigadeiro ou Negrinho surgiu quando, em 1945, o brigadeiro Eduardo Gomes candidatou-se à Presidência da República pela UDN - União Democrática Nacional, concorrendo com o, também militar, Eurico Gaspar Dutra.

O brigadeiro era um homem bonito, de físico avantajado, muito charmoso e solteiro. 
Com o slogan "Vote no Brigadeiro que é bonito e é solteiro" , o candidato fazia grande sucesso entre as mulheres. E, um grupo delas, moradoras do requintado bairro do Pacaembu, na cidade de São Paulo, organizou diversas festas em prol da sua candidatura. Diz a História, que numa destas ocasiões, criaram um doce que misturava leite condensado, chocolate e manteiga. Apesar do doce apoio recebido, a eleição foi ganha pelo General Eurico Gaspar Dutra. Entretanto, para deleite de todos nós, a culinária brasileira ganhou essa delícia que tem adeptos de todas as idades de Norte a Sul do Brasil e que, com imigração brasileira para os 4 cantos do mundo, tem se tornado mundialmente conhecido e apreciado.



Hoje, o doce volta a ganhar  ares de nobreza, recebe embalagens de presente e forminhas requintadas e até livros nas Livrarias. 
Mas, vc sabe mesmo fazer um bom Brigadeiro?
Vamos começar pela matéria prima....ela faz toda a diferença! Imagine um doce fino de Confeitaria e um de Boteco....é meio por aí.


  1.  Esqueça achocolatados! Use chocolate da melhor qualidade com uma boa porcentagem de cacau (no mínimo 32%)
  2. Margarina, nem pensar! Margarina não é manteiga: é um creme vegetal artificial. Use manteiga mesmo, sem sal e de preferência extra.
  3. Granulado? NÃO!!!  Chocolate granulado é um confeito sabor chocolate. Conclusão: não é chocolate! Se na base do doce você usou os melhores ingredientes, não estrague tudo na finalização. Use raspas de um bom chocolate ou chocolate em pedacinhos.
  4. Com OVO ou sem? Lembro-me que minha avó adicionava uma ou duas gemas de ovos caipiras, talvez por influência portuguesa, visto que a doçaria lusitana não existiria sem as galinhas. (Tínhamos galinheiro em casa e era sempre eu ou uma de minhas irmãs que limpavam, mas eu também usava o galinheiro como teatro e as galinhas no poleiro eram expectadoras).  A gema contém gordura que é emulsificante, ou seja, garante aquela textura cremosa em cremes e massas. Bem, quanto ao ovo,  isso vc decide, já que há muito tempo foi abolido.
  5. Não durma no PONTO!  Quando a massa começa a desgrudar do fundo da panela é sinal que está no ponto de moldar. Fique atento!
  6. Ah...a PANELA - Infelizmente os antigos tachos de cobre estão proibidos pela vigilância sanitária. Use uma panela grossa, pois as fininhas não tem boa distribuição de calor. Se puder reserve uma panela só para o doce, de fundo bem reto. As de revestimento antiaderente ou de inox estão definitivamente descartadas! 
  7. O FOGO: eu nunca uso chama forte ao fazer docinhos, principalmente se eles usam ovos na composição. Use chama de média a baixa e mantenha as bocas do fogão sempre limpas para que se obtenha uma chama uniforme.
Conselhos dados, vamos aos ingredientes (duvido que alguém não saiba...rs)



Ingredientes

2 latas de leite condensado
10 colheres de raspas do chocolate de sua preferência
(eu uso 7 de chocolate ao leite e 3 de chocolate meio amargo)
Tenha uma tábua só raspar chocolate. Não use a que normalmente você usa na cozinha pois isso pode deixar cheiro e gosto de outros alimentos.
1 generosa colher de manteiga extra sem sal
Raspas de chocolate para decorar

Leve ao fogo até dar ponto, transfira imediatamente para uma vasilha untada com manteiga, espere esfriar e enrole com as mãos também untadas. Passe pelas raspas de chocolate e coloque em forminhas próprias para docinhos.
Não se esqueça que criatividade é tudo. Use nozes, amêndoas, enfim, crie uma série de brigadeiros diferentes, mas mantenha sempre o padrão da base, afinal, como o próprio nome já diz Brigadeiro Gourmet é feito com materiais nobres.




BOA FESTA !!!


Pessoal,
Depois de algum tempo que eu havia postado Brigadeiro virou Festa?, recebi um comentário de Nabuco Barros, que  gentilmente enviou um vídeo sobre brigadeiros.
O vídeo apresenta o seu filho o Chef Rafael Barros que dá dicas valiosíssimas.
Assistam...é fantástico!!!

http://videos.band.com.br/Exibir/Receita-Minuto-Brigadeiro-Profissional/2c9f94b43123d56f0131242bd16a00c4?channel=685



quinta-feira, 14 de julho de 2011

SOPA ALEMÃ



Tia Eneida fazia essa sopa como ninguém!
Acontece que essa Tia muito querida e criativa está no bem bom lá no céu e ninguém mais fez essa sopa.
Esse ano esfriou demais e tudo me levava a lembrar desse prato, ainda mais eu que adoro caldos e sopas.
Lá fui eu atrás do caderno de receitas dela pra ver se encontrava alguma receita da famosa sopa alemã com jeitinho de gnocchi. Nada!!!
Ainda bem que minha prima Ana Catarina tem uma memória quase boa (rs) e lembrou como era feita...só errou no nome achando que era sopa russa. Mas isso é o de menos, já que consegui chegar perto do sabor da sopa tão famosa da Tineida (como eu a chamava).
Vou postar para vocês do modo que eu fiz. Gostei do resultado. Pena que faltou a personagem principal, mas tudo bem....acho que lá de cima ela aprovou!

Ingredientes

Caldo de Carne com seus temperos favoritos
(Eu cozinhei a carne para fazer o caldo e retirei. Ela virou croquete depois)

Para a massa:
Farinha de Trigo
Queijo  Parmesão Ralado (coloquei bastante)
Sal
Água


Faça uma massa não muito dura com esses ingredientes.
Com a ajuda de colherzinhas de café vá pingando no caldo fervendo para cozinharem.
Quanto menores as bolinhas, melhor fica, já que ela cresce um pouquinho.


Sente-se confortavelmente num sofá, pegue uma manta bem bonita, cubra as pernas, ligue a TV com seu filme favorito e Bom Apetite!!!



PS: Hoje, 17/07/2011, recebi um e-mail muito gentil da Ilse Tallhofer. Uma gaúcha pra lá de simpática. Achei que vcs iam gostar da dica que ela me mandou (se olharem o comentário da Jussara logo abaixo também tem mais dicas).
Oi Edna
Meu nome é Ilse Thallhofer.   Sou gaucha de descendencia austriaca e estive lendo o teu blog e queria
te informar uma dica da sopa alemã.    Estes "nhoquinhos"  que se faz para esta sopa são chamados
de "Spetzle" e para facilitar a gente coloca uma porção da massa numa tabua de cortar carne e vai
tirando pequenas porções com uma colher de chá direto sobre a panela com agua quente ou direto
na sopa.   Eu faço estes nhoques alemães com uma carne assada com molho também.
Um abraço
Ilse

Fica aí a dica, pessoal! Adorei receber isso!!! Beijo enorme em todos vcs.


segunda-feira, 11 de julho de 2011

ESPERA MARIDO



Sabem o que mais curto quando fuço o Caderno de Receitas de meus Antepassados? 
O nome que eles davam aos doces ou as medidas que usavam. Sobre essas medidas ainda quero comentar um dia com vocês aqui. Por enquanto, vamos ficar na(o) doce Espera Marido.
Aí está um doce antigo, gostoso, fácil e rápido de fazer,  que ainda pode complementar outros doces ou até um bom pedaço de queijo mineiro. 
Só não me perguntem porque ele recebeu esse nome....


Ingredientes: 

6 ovos
1 xícara de açúcar
1 xícara de água



Leve o açúçar e a água ao fogo até que forme uma calda escura. (Não deixe queimar!)


Bata os ovos como para pão de ló.
(Peneire as gemas antes de adicionar às claras em neve, sem raspar com colher.)
Adicione à calda e mexa delicadamente com um garfo primeiro.


Vá cozinhando os ovos na calda com o fogo bem baixo.


Não rende muito.



Bom Apetite !!!





segunda-feira, 4 de julho de 2011

TRADIÇÃO & MODERNIDADE





Como diz uma amiga minha, vou do chinelinho de borracha ao sapato de lézard.
É verdade! Adoro coisas simples como cuidar de minha horta, mas curto demais as coisas que a tecnologia possibilita. Acho lindo uma luz de vela, mas... que horror se a energia elétrica falta!
Tradição tem meu respeito. Modernidade tem meu encanto.
Quando falamos em tradição e modernidade parece que falamos de coisas que não se combinam. Ledo engano! Elas podem conviver em perfeita harmonia.
Essa semana fui visitar a Casa Florêncio e adorei a reforma que a Graça está fazendo.
Pra quem não sabe, a Casa Florêncio foi fundada em 1934 em Jacareí. O tempo passou, a loja resistiu às tempestades monetárias do país e lá está ela para nossa alegria, linda e charmosa.  Antes eram duas lojas vizinhas: uma de ferragens e a outra de artigos para presente. Hoje só a loja de presentes e artigos de culinária está no local, mas além da reforma estar dando um ar chic ao ambiente e a modernidade estar presente, ainda encontramos a velha e boa panela de ferro ou até mesmo a de pedra.
Para variar, não resisti e fotografei.
Ah, antes que me esqueça...tem uma panela de pressão e uma cafeteira italiana vermelhas lindas que são meu objeto de desejo (entre outras coisas, claro).....se alguém quiser me presentear, já sabe! rsrsrs

                      






                                           

                                          


                                         

Aqui pode-se ver a outra parte ainda não reformada


                                         





Vá ver de perto e prepare-se para se apaixonar.
Em tempo...lembra da sopa de pinhão? Pois é, a Graça tem o Pinholino lá.

Casa Florêncio
Rua Dr. Lúcio Malta, 172
Centro