BRIGADEIRO GOURMET
Antigamente, festa era sinônimo de brigadeiro! Hoje brigadeiro é a festa!
Existem milhares de blogs (e eu não quero ficar de fora) falando deste doce que já salvou muitas Mulheres da crise de TPM. Mas você sabe a quem agradecer quando esse santo remédio acalmar vc?
Vamos falar sobre isso!
|
Brigadeiro Eduardo Gomes
(Foto Google) |
O Brigadeiro ou Negrinho surgiu quando, em 1945, o brigadeiro Eduardo Gomes candidatou-se à Presidência da República pela UDN - União Democrática Nacional, concorrendo com o, também militar, Eurico Gaspar Dutra.
O brigadeiro era um homem bonito, de físico avantajado, muito charmoso e solteiro.
Com o slogan "Vote no Brigadeiro que é bonito e é solteiro" , o candidato fazia grande sucesso entre as mulheres. E, um grupo delas, moradoras do requintado bairro do Pacaembu, na cidade de São Paulo, organizou diversas festas em prol da sua candidatura. Diz a História, que numa destas ocasiões, criaram um doce que misturava leite condensado, chocolate e manteiga. Apesar do doce apoio recebido, a eleição foi ganha pelo General Eurico Gaspar Dutra. Entretanto, para deleite de todos nós, a culinária brasileira ganhou essa delícia que tem adeptos de todas as idades de Norte a Sul do Brasil e que, com imigração brasileira para os 4 cantos do mundo, tem se tornado mundialmente conhecido e apreciado.
Hoje, o doce volta a ganhar ares de nobreza, recebe embalagens de presente e forminhas requintadas e até livros nas Livrarias.
Mas, vc sabe mesmo fazer um bom Brigadeiro?
Vamos começar pela matéria prima....ela faz toda a diferença! Imagine um doce fino de Confeitaria e um de Boteco....é meio por aí.
- Esqueça achocolatados! Use chocolate da melhor qualidade com uma boa porcentagem de cacau (no mínimo 32%)
- Margarina, nem pensar! Margarina não é manteiga: é um creme vegetal artificial. Use manteiga mesmo, sem sal e de preferência extra.
- Granulado? NÃO!!! Chocolate granulado é um confeito sabor chocolate. Conclusão: não é chocolate! Se na base do doce você usou os melhores ingredientes, não estrague tudo na finalização. Use raspas de um bom chocolate ou chocolate em pedacinhos.
- Com OVO ou sem? Lembro-me que minha avó adicionava uma ou duas gemas de ovos caipiras, talvez por influência portuguesa, visto que a doçaria lusitana não existiria sem as galinhas. (Tínhamos galinheiro em casa e era sempre eu ou uma de minhas irmãs que limpavam, mas eu também usava o galinheiro como teatro e as galinhas no poleiro eram expectadoras). A gema contém gordura que é emulsificante, ou seja, garante aquela textura cremosa em cremes e massas. Bem, quanto ao ovo, isso vc decide, já que há muito tempo foi abolido.
- Não durma no PONTO! Quando a massa começa a desgrudar do fundo da panela é sinal que está no ponto de moldar. Fique atento!
- Ah...a PANELA - Infelizmente os antigos tachos de cobre estão proibidos pela vigilância sanitária. Use uma panela grossa, pois as fininhas não tem boa distribuição de calor. Se puder reserve uma panela só para o doce, de fundo bem reto. As de revestimento antiaderente ou de inox estão definitivamente descartadas!
- O FOGO: eu nunca uso chama forte ao fazer docinhos, principalmente se eles usam ovos na composição. Use chama de média a baixa e mantenha as bocas do fogão sempre limpas para que se obtenha uma chama uniforme.
Conselhos dados, vamos aos ingredientes (duvido que alguém não saiba...rs)
Ingredientes
2 latas de leite condensado
10 colheres de raspas do chocolate de sua preferência
(eu uso 7 de chocolate ao leite e 3 de chocolate meio amargo)
Tenha uma tábua só raspar chocolate. Não use a que normalmente você usa na cozinha pois isso pode deixar cheiro e gosto de outros alimentos.
1 generosa colher de manteiga extra sem sal
Raspas de chocolate para decorar
Leve ao fogo até dar ponto, transfira imediatamente para uma vasilha untada com manteiga, espere esfriar e enrole com as mãos também untadas. Passe pelas raspas de chocolate e coloque em forminhas próprias para docinhos.
Não se esqueça que criatividade é tudo. Use nozes, amêndoas, enfim, crie uma série de brigadeiros diferentes, mas mantenha sempre o padrão da base, afinal, como o próprio nome já diz Brigadeiro Gourmet é feito com materiais nobres.